13 de abr. de 2010

TAÇA FIFA

Pesando exatamente 4,970 kg. e medindo 3,6 centímetros de altura, a taça da Copa do Mundo é o objeto mais cobiçado do mundo do futebol, pois representa o maior prêmio que uma seleção poderia conquistar no esporte.
O prêmio original, criado em 1930, era denominado de "Vitória". Posteriormente, em 1946, o troféu passou a ser chamada Jules Rimet, em homenagem ao presidente da FIFA com o mesmo nome. Feita de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3.8 kg, a taça Jules Rimet foi criada pelo francês Abel Lafleur.
Na época, as regras estabeleciam que a taça deveria ser entregue ao país que conquistasse o maior torneio de futebol por três vezes. Assim, após ter conquistado a Copa de 70, o Brasil levou a Jules Rimet para casa. O problema foi que, em 1983, a mesma foi roubada no Rio de Janeiro e acabou sendo derretida. Devido ao lamentável fato, a FIFA abriu um concurso para a escolha do novo modelo da taça.

Entre diversas propostas enviadas de todo o mundo, o modelo apresentado pelo artista plástico italiano Silvio Gazzaniga venceu. Tratava-se de um troféu com formas humanas erguendo um globo, feita em ouro maciço 18 quilates com duas camadas de pedra malaquita verde na base. O troféu, batizado de Taça FIFA, foi utilizado como prêmio da maior competição de futebol a partir da Copa do Mundo de 1974. A partir daí, cada seleção vencedora do torneio passou a ter seu nome gravado no fundo do troféu.

O primeiro a levantar a nova taça foi o alemão Franz Beckenbauer, líder em campo da seleção alemã. O Brasil ergueu o troféu duas vezes, em 1994 e 2002. A taça original só é acariciada durante as Copas; a cada 4 anos, os vencedores levam uma réplica para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário