O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, é responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados. Os resultados das avaliações realizadas servem de base para responder às necessidades de planejamento e ação educacionais, servindo à realidade da sala de aula e influenciando a definição de políticas públicas para a educação em Minas Gerais.
Para conhecer, entender e atender o sistema público mineiro de Educação, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais criou o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, em 2000. A partir de 2003, o SIMAVE foi aperfeiçoado e ampliado. Desde a instalação do sistema, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes Estadual e Municipal de ensino.
A criação do SIMAVE objetiva desenvolver programas de avaliação integrados cujos resultados forneçam informações importantes para o planejamento de ações em todos os níveis do sistema de ensino. O SIMAVE aponta as prioridades educacionais tanto para professores, especialistas e diretores quanto para os gestores do sistema, sendo fundamental na definição de ações para uma educação eficaz. Pela relevância de suas informações, o SIMAVE é um pilar do Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais.
Escolas das redes Estadual e Municipal de Minas Gerais participam do SIMAVE. Dessa forma, alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental bem como os do 3º ano do Ensino Médio são avaliados. Três diferentes programas compõem o SIMAVE: o PROALFA, o PROEB e o PAAE.
PROALFA
O Programa de Avaliação da Alfabetização, PROALFA, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos do 3º ano e 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública e indica intervenções necessárias para a correção dos problemas encontrados.
PROEB
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, PROEB, é um programa de avaliação da educação básica que tem por objetivo avaliar as escolas da Rede Pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto, de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O PROEB avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O SIMAVE-PROEB é realizado desde 2000.
O PROEB pretende monitorar o desempenho acadêmico do aluno das escolas de Minas Gerais. A informação é produzida para o conjunto de alunos de cada unidade escolar, não estando em jogo desempenhos individuais de alunos. Os resultados do PROEB focalizam a escola.
PAAE
O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, PAAE, é formado por um sistema informatizado de geração de provas e emissão de relatórios de desempenho por turma. Esse programa fornece dados diagnósticos para subsidiar o planejamento do ensino e suas intervenções pedagógicas.
Hoje,dia 09 de novembro de 2010 ,as provas de Lingua Portuguesa do SIMAVE - PROEB foram aplicadas aos alunos dos 3º anos do Ensino Médio e dos 9° anos do Ensino Fundamental da E.E. Monsenhor Mário Araujo Guimarães de Carmo do Rio Claro - SRE de Passos.Amanhã serão aplicadas as provas de Matemática.
Com responsabilidade os alunos compareceram à escola.
IMAGENS DOS 9º ANOS
9° ANO A |
9º ANO A |
9º ANO B |
9º ANO B |
9° ANO B |
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9º ANO C |
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9º ANO D |
Nilza, sou sua fã. Você é realmente um exemplo; sua pessoa transmite seus ideais e valores: "Viver, amar e ser feliz"!
ResponderExcluirParabéns, pela Homenagem, merecidamente recebida, pela Câmara.
Eu a considero não apenas a professora do Ano, Você é para mim uma MESTRE.
LINDA!!!Beijos,Neusa.